Notícia

CBF apresenta comitê de reformas para debater propostas para o futebol



19 de Fevereiro de 2016 às 15:58h

 

A CBF anunciou a instauração de um Comitê de Reformas do Futebol Brasileiro, com o objetivo de aprimorar suas práticas corporativas e fortalecer os conceitos de modernidade, transparência e ética dentro dos mecanismos que movimentam o esporte mais popular do Brasil.

 

Créditos: Rafael Ribeiro / CBF
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF [+]
Composto por 17 membros, o grupo conta com representantes de diversos setores ligados ao mundo do futebol e realizou sua primeira reunião na última quinta-feira (18-02).

Inspirado no formato adotado pela FIFA para revisão de seus processos, o Comitê de Reformas é uma iniciativa inédita na América do Sul e adotará os mais modernos conceitos na busca de soluções para a gestão do futebol brasileiro. Entre os temas que estarão sob a sua atuação, estão a reforma do Estatuto da CBF, a implementação do Código de Ética e do Comitê Disciplinar do Futebol Brasileiro, licenciamento de clubes, calendário, responsabilidade social, futebol feminino e categorias de base.

Integrantes

Os 17 integrantes do Comitê de Reforma são: Álvaro Melo, advogado especialista em esporte; Ana Paula Oliveira, diretora-secretária da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol; André Ramos Tavares, advogado especialista em esporte; Caio César Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva; Carlos Alberto Parreira, treinador tetracampeão do mundo em 1994; Carlos Alberto Torres, capitão do Tricampeonato Mundial em 1970; Carlos Augusto de Barros e Silva, presidente do São Paulo Futebol Clube; Carlos Eduardo Pereira, presidente do Botafogo de Futebol e Regatas; Castellar Modesto Guimarães Neto, presidente da Federação Mineira de Futebol; Ednaldo Rodrigues Gomes, presidente da Federação Bahiana de Futebol; José Edmílson Gomes de Moraes, pentacampeão do mundo em 2002; Leomar Quintanilha, presidente da Federação Tocantinense de Futebol; Luiz Felipe Santoro, advogado especialista em esporte; Miraildes Maciel Mota (“Formiga”), jogadora da Seleção Brasileira de Futebol; Ricardo Roberto Barreto da Rocha, tetracampeão do mundo em 1994; Rogério Caboclo, diretor executivo de Gestão da CBF; Walter Feldman, secretário-geral da CBF.

Temas

São 16 os temas que estão propostos para debate do Comitê de Reformas, sendo que os cinco primeiros foram definidos como prioritários e já têm seus Grupos de Trabalho em funcionamento:

Reforma do Estatuto: Ajustes no Estatuto Social da Entidade que refletem a implantação de planos de ação de âmbito estatutário | Coordenação do presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Gomes.

Código de Ética: Decisões acerca do conteúdo e do processo de fiscalização do futuro Código de Ética da Entidade | Coordenação do presidente do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, Caio Rocha.

Licenciamento e Registro: Decisões sobre registro e licenciamento de clubes nacionais |Coordenação do Jurista Esportivo, Álvaro Melo.

Futebol Feminino: Desenvolvimento do Futebol Feminino no Brasil | Coordenação de Ana Paula Oliveira, Diretora-Secretária da ENAF e da jogadora da Seleção Brasileira feminina, Formiga.

Calendário do Futebol: Propostas de alternativas no calendário do futebol brasileiro e alinhamento com o cenário internacional | Coordenação dos ex-jogadores Carlos Alberto Torres, Edmílson e Ricardo Rocha.

Os temas que aguardam instalação dos Grupos de Trabalho:

Transparência e Conformidade: Disponibilização de informações e documentos da CBF, tais como demonstrativos financeiros, políticas de patrocínio, Estatuto e Código de Ética, bem como a implantação de mecanismos de controle de aderência aos mesmos.

Responsabilidade Social: Fomento das ações de responsabilidade social.

Internacionalização do Futebol Brasileiro: Decisões sobre a estratégia de internacionalização da marca da Entidade e do Futebol Brasileiro e a sua atuação no exterior.

Impactos regulatórios e tributários: Elaboração de agenda propositiva para aprimoramento do arcabouço legal e tributário.

Categoria de Base: Desenvolvimento e fomento das categorias de Base do Futebol Brasileiro.

Tecnologia e Inovação no Futebol: Decisões sobre novas tecnologias a serem empregadas no âmbito do Futebol.

Direitos dos Atletas e demais profissionais do Futebol: Temas diversos acerca dos direitos dos atletas do futebol, tais como pagamentos, previdência, condições de trabalho, entre outros.

Direitos de Transmissão: Avaliação de alternativas em relação aos direitos de transmissão das competições.

Arbitragem: Estudo e proposição de alternativas para aprimoramento da arbitragem no Brasil considerando, dentre outros aspectos, carreira, capacitação e tecnologia.

Formação, Capacitação e Intercâmbio: Desenvolvimento de programa de formação, capacitação e intercâmbio para profissionais envolvidos na cadeia de valor do Futebol.

Democratização e engajamento da Torcida Brasileira: Avaliar propostas e alternativas que permitam maior participação da torcida (Seleção e clubes) no Futebol Brasileiro.

Fonte: Site CBF

 

[ voltar para notícias ] [ página inicial ]

 Cadastre-seDiga não ao preconceito!LivrEsportes

Qual a necessidade de gerenciar o conteúdo de sua empresa?twitter facebook facebook

HomePerfilBiografiaBlogAgendaFotosVídeosNotíciasPalestras Contrate a AnaShopContato

 

Ana Paula Oliveira - Todos os direitos reservados 2009
Desenvolvido por AP1! Comunicação