enviado por Nalda Motta, 13 de Fevereiro de 2017 0 comentários
Na última sexta-feira (10), as três árbitras pré-selecionadas pela FIFA para atuar na Copa do Mundo de Futebol Feminino da França 2019 iniciaram um treinamento especial promovido pela Comissão de Arbitragem da CBF, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). No primeiro dia do curso multidisciplinar, Neuza Ines Back (assistente), Edina Alves Batista (árbitra) e Tatiane Sacilotti (assistente) atuaram no jogo-treino da Seleção Brasileira Feminina contra o Flamengo, participaram do treinamento psicológico, com a especialista Marta Magalhães, e do curso de abertura com Manoel Serapião, instrutor FIFA e diretor técnico da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF).
Com orientação de Ana Paula Oliveira, coordenadora nacional de instrução (ENAF/CBF), as árbitras seguirão o treinamento por mais dois dias. Na manhã deste sábado (11), o trabalho será no campo, envolvendo jogadores. A tarde será dedicada às análises de vídeos e mais contato com a psicóloga. No domingo, último dia do curso, mais análises de vídeos, dessa vez com foco em falta tática, toque de mão, situações de área penal e técnicas de arbitragem.
Esta é a primeira vez que um trio feminino brasileiro tem treinamento voltado especificamente à preparação para um Mundial. Com Neuza, Edina e Tatiane no radar da FIFA para a Copa do Mundo de 2019, a CBF irá monitorar a situação do trio e enviará relatórios sobre o seu desempenho à entidade máxima do futebol.
Para Ana Paula Oliveira, a iniciativa da CBF é fundamental para capacitar ainda mais as três árbitras e fazê-las chegar na França em 2019.
– Isso nunca tinha sido feito na história da CBF. É um momento diferente, feliz. Desejamos que todo esse trabalho e apoio seja entendido por elas e que elas correspondam. Porque, na verdade, a conquista maior não é nossa e sim delas. É um momento único para um árbitro. Falando de futebol feminino, um torneio olímpico e uma Copa do Mundo é o máximo da carreira de uma árbitra, que chegou ao topo. Temos dois anos para trabalhar bastante para que elas cheguem com qualidade e competência e possam fazer história sendo o primeiro trio feminino brasileiro em um Mundial.
Postado em: arbitragem, futebol, Projeto.
Deixe o seu comentário
enviado por Ana Paula, 05 de Setembro de 2016 0 comentários
A vida me deu a oportunidade de viver o sonho olímpico por duas vezes e espero vivê-lo mais vezes. Na primeira vez foi maravilhoso pelo fato de ser a primeira vez, ser em Atenas, berço da civilização e mãe dos jogos. Fui como árbitra assistente, atuei diretamente em duas partidas.
Postado em: Olimpiada.
Tags: Mulheres do Futebol.
Deixe o seu comentário
enviado por Nalda Motta, 26 de Fevereiro de 2016 0 comentários
Postado em: Olimpiada.
Tags: Mulheres do Futebol.
Deixe o seu comentário
enviado por Nalda Motta, 28 de Janeiro de 2016 0 comentários
Ela já arrancou suspiros de homens em todo o Brasil, mas agora está em outra função. Aos 37 anos de idade, a paulista Ana Paula Oliveira pertence à Escola Nacional de Árbitros (ENAF) e participou da pré-temporada da arbitragem paraense no último final de semana. A visita ao Pará rendeu grandes lembranças da profissional.
Postado em: Olimpiada.
Tags: Mulheres do Futebol.
Deixe o seu comentário
enviado por Ana Paula, 21 de Dezembro de 2015 0 comentários
A todos meus queridos familiares, amigos, professores, companheiros de trabalho e árbitros obrigada por mais uma jornada de aprendizado, carinho e respeito. Trabalhar com o que se ama – É gratificante!
Ano iniciou-se com a despedida de queridos, ensinando que sempre temos que demonstrar nosso afeto a quem amamos, pois o amanhã pode ser tarde demais.
Que grupos heterogêneos, podem e são homogêneos quando juntos lutam pelo mesmo objetivo. E a amizade quando construída em base sólida perdura diante dos grandes desafios.
Sonhar também é alimento da alma. Somente aquele que possui o dom do imaginário nas coisas boas é capaz em um mundo caótico, nas quais as inversões de valores tornaram-se reflexo da má educação, de demonstrar amor diante de tanta indiferença.
Desejo que 2016 seja um ano de muita saúde, trabalho, realizações, comemorações e muito aprendizado. Como diz Rubem Alves, todo conhecimento começa com o sonho. O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo, como a alegria brota das profundezas da terra.
Por favor, Sonhe!
Postado em: futebol, Jornalismo, Trabalho.
Deixe o seu comentário
enviado por AP1 Comunicação, 31 de Outubro de 2015 0 comentários
Curso de formação de árbitros futebol atrai cada vez mais mulheres, confira o vídeo:
Postado em: futebol, Jornalismo, Trabalho.
Deixe o seu comentário
enviado por AP1 Comunicação, 31 de Outubro de 2015 0 comentários
Ana Paula Oliveira, está em Teresina (PI) para ministrar curso de formação de árbitros, confira a entrevista abaixo:
Postado em: arbitragem, Entrevista, Evento, futebol.
Tags: Ana Paula, árbitro, futebol, midia, vídeo.
Deixe o seu comentário
enviado por Nalda Motta, 06 de Outubro de 2015 0 comentários
Os trabalhos foram conduzidos por Marta Magalhães, psicóloga da Arbitragem Brasileira, com o apoio efetivo de Ana Paula Oliveira, secretária da ENAF, e Nilson Monção, vice-presidente da Comissão Nacional de Arbitragem de Futebol. O evento também contou com a participação dos psicólogos Diana Melo (PI), Gustavo Korte (SP), Alessandra Monteiro (MG) e Tassia Ramos (CE).
No primeiro dia, a programação do encontro envolveu discussões sobre as contribuições da psicologia para o esporte e seu papel nas escolas de formação. Já no dia 23, estiveram em pauta os tipos de habilidades psicológicas trabalhadas com o árbitro e a padronização nos treinamentos e diferenças regionais.
Outros encontros serão marcados para ajustar as demandas
Fonte: Site CBF
Postado em: arbitragem, Trabalho.
Tags: concentração, Cumplicidade, determinação, planejamento.
Deixe o seu comentário
enviado por AP1 Comunicação, 24 de Agosto de 2015 0 comentários
Postado em: arbitragem, Trabalho.
Tags: concentração, Cumplicidade, determinação, planejamento.
Deixe o seu comentário
enviado por Ana Paula, 23 de Junho de 2015 0 comentários
Postado em: arbitragem, futebol, Jornalismo.
Tags: Ana Paula, futebol, Mulher, Museu do Futebol.
Deixe o seu comentário
[ página inicial ]